Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O que levar para a maternidade?

Chegou hoje a malinha das fraldas da ervilha. Por isso, conforme tinha combinado comigo mesma, é dia de começar a organizar as coisas.. hummm... para a maternidade.
A coisa começa a materializar-se.



Ainda falta algum tempo, mas sempre ouvi dizer que tudo deve estar pronto (leia-se minimamente organizado) às 28/30 semanas e cá em casa vamos nas 27+5 dias e nem quarto há!
Ainda por cima, tenho duas histórias próximas de bebés prematuros a tilintar-me na cabeça  e ainda a semana passada nasceu um bebé com 26 semanas (está bem e a ganhar muita força para ser um lindo homemzinho). Mas, eu sei que a moça está cá muito bem e só chega no final de Fevereiro.

Ainda assim, eu até posso ser apanhada se surpresa, andar de bata de hospital com o traseiro à mostra e de chinelos descartáveis, mas a Catarina tem que ter tudo organizadíssimo! Não a quero a vir ao mundo numa roupa qualquer de papel e em mantas de hospital. Como a princesa que já é, vai ser a estrela daquele hospital enquanto lá estiver. Por isso, com 30 semanas prometo que a malinha dela estará prontíssima, com todos os produtos necessários e as roupinhas favoritas dos papás.

Produtos: tenho muitas amostras de várias marcas, para ver se algum lhe faz alergia antes de comprar, por isso, ela irá usar amostras nos primeiros dias. Mas cada marca dá coisas diferentes e chama o que quer aos cremes, pelo que não há conformidade  e, através da minha lista (vejam aqui) não consegui perceber bem o que é o quê, depois disto vou ter que a actualizar.
Tudo bem que o nosso hospital dá os produtos, mas eu gosto sempre de saber.

Valha-nos então o santo Google e a tia da ervilha, que é enfermeira, para esclarecer as coisas.
No caso da maternidade disponibilizar os produtos de higiene do bebé, só temos de levar:

Bloco de partos:
(aqui parece-me ser conveniente uma malinha à parte)

1º roupa (com gorro) 
Mantinha
Cuecas descartáveis para a mãe
Documentos: Cartão de cidadão e cartão de subsistema de saúde, boletim de saúde da grávida, todos os exames realizados durante a gravidez.

Internamento:

Mãe:
3 Camisas de dormir / pijamas abertos á frente - não porque vamos lá estar muito tempo, mas porque muitas vezes se sujam e temos de trocar.
Robe, de acordo com estação
Soutien de amamentação  e 2 ou 3 pares de discos
Chinelos para o banho e de quarto
Cuecas confortáveis ou descartáveis
Roupa para regressar a casa
Produtos de higiene pessoal
Pensos higiénicos ou cuecas absorventes
Toalha de banho

Bebé:
4 mudas de roupa (body + calças interiores + babygrow + meias ou botinhas p.e.) - de preferência separadas por conjunto, mas estas já devem ser as Mães a vestir, por isso, não é estrictamente necessário.
2 gorros
2 fraldas de pano
Fraldas e toalhitas (1o fraldas chegarão, qualquer coisa pedem para vos trazerem mais, para não irem carregadas)
Mantinha
Toalha de banho

No caso de serem as Mães a levar os produtos de higiene do bebé, considerar:
- Oleo (para juntar na água do banho, geralmente não se aconselha o gel de duche nos primeiros dias)
- Creme para o rabinho

Pensei sinseramente que fossem mais coisas, mas não... é só isto. Nos primeiros dias não há gel de banho nem creme hidratante, nem perfumes, nem nada dessas coisas. Só o nosso bebezinho tal qual como a natureza o trouxe. Até faz sentido agora que penso nisso. 

Esta é a lista disponibilizada pelo nosso hospital, é o essencial. Não vou repetir a minha lista, mas já sabem que a têm aqui no blog, com tudo e mais alguma coisa que nos poderá fazer falta na maternidade.



5 comentários:

  1. kd numa consulta do hospital me deram a lista ia caindo de cu.. ia ter gemeos e a lista em duplicado pensei k nao ia caber na minha mala :S contudo, e como os meus gemeos passaram 24h no espaço bebé longe de mim, usaram mais roupa de hospital do que a que eu levei :(
    e sim o hospital fornece fraldas, toalhetes, etc mas não é a mesma coisa, pensas spr: as fraldas que comprei sao mais confortáveis ou.. os toalhetes que trouxe cheiram melhor. enfim é sempre bom levarmos as nossas coisinhas que escolhemos para os nossos anjinhos. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu como fui internada às 29 semanas nem tive hipótese de fazer nada disso. Mas convém levares a tuas coisas e são só 2 ou 3 dias portanto não é precisa mta coisa.

    ResponderExcluir
  3. Pois, vês? És mais um exemplo de que devemos estar prontas. :)
    No final de contas o importante é o bebé estar bem assim como a mãe, mas é sempre mais confortável termos as nossas coisinhas.

    ResponderExcluir
  4. Hmm, ao olhar para a lista lembro-me da minha parvoíce.
    Onde diz: camisas ou pijamas abertos à frente - o que é que eu pensei... Tenho de comprar camisas de noite todas abertas à frente, deve ser para facilitar o vestir e despir! Dah... As hormonas deixaram-me completamente parva...
    Olha a bela da Grávida a entrar nas lojas e a exigir camisas todas abertas. O maridão nem tinha coragem de dizer nada. Até que uma das meninas que atendia chamou-me à parte e explicou, calmamente: mamã, as camisas de noite são abertas para amamentar, basta alguns botões.

    Fiquei piursa! LOL

    ResponderExcluir
  5. ahahahah!!!
    Muito bom!!!
    Típico de cabeça de grávida!!!

    ResponderExcluir