Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mitos e crenças populares sobre a gravidez I





Existem 1001 mitos sobre gravidez, ouvimos milhentas dicas e avisos, mezinhas e superstições. 99% delas, completamente infundadas e de partir a moca a rir.

Seguem-se as favoritas da Ervilha: (nem sei por onde começar...)

Começando pelos enjoos, azias e companhias. Se a grávida soprar na nuca do marido quando este está a dormir, passa os enjoos para ele – Era bonito era, não sei se é mais estranho um enjoo contagioso ou uma mulher querer ver o seu amor em sofrimento... havia de ser lindo, os homens já são uns chatos, doentes então, xiça!! Era pior a emenda que o soneto, depois de grávidas ainda os tínhamos de aturar queixosos!!

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo - seja lá pelo que fôr, também já ouvi dizer que se a Mãe cortar o seu cabelo durante a gravidez o bebé nasce careca, por isso, é uma questão de se ir compensando ao longo do tempo...

Se os desejos da grávida não forem satisfeitos o bebê pode nascer "augado" (como diz a minha avó) ou com algum sinal - atenção mamãs, isto é sério... quem tem desejos de sushi, o melhor é arriscar a toxoplasmose, não vá o bebé nascer com um peixe na testa ou de olhos em bico e depois aí temos de dar uma série de explicações ao Pai. 
Por causa de sinais subsequentes, também não podemos usar colares, cintos e tecidos estampados. Lembram-se daquele bebé que nasceu todo às cornucópias lilazes? Foi isso, a farda da Mãe era assim, estampadita. 

Animais: Os desgraçados dos gatos!! Já não basta a toxoplasmose... pobrezinhos. Pois não podemos tocar em gatos porque senão os bebés nascem com pieira. E o mito do cão (pensavam que era só os gatos? Há que equilibrar), supostamente grávidas não devem deixar os cães pousarem as patas deles na barriga…Por causa de manchas em forma de pata de cão? Não... Os bebés podem nascer com pêlo de cão. Priceless! Eu perguntaria, onde, especificamente?

Nao beber água pela garafa e não andar com moedas nos bolsos senao o bébé nasce com uma fenda no palato. Nem quero imaginar fazer as duas coisas ao mesmo tempo!!!

Nao passar por baixo (ou por cima) de fios ou de cordas, senao o bébé nasce com o cordão à volta do pescoço. Atenção!!!! Tudo a olhar para o chão e para cima!!! Não passar em pontes, acessos pedonais, nada de barcos e cuidado não andará por aí o Tarzan! MUUUITO cuidado com ateliers de costura, um perigo!

Fujam de fenómenos!! A grávida não deve olhar para um eclipse (é uma coisa que acontece muito) pois o bebé poderá nascer "preto como a noite". Esta dá cabo de mim. Já estou a imaginar um casal lourinho e o bebé nascer preto. Pai - Oh Maria, estájaber? Eu disse-te que não devias olhar para o eclipse da passada Sexta-Feira! Mãe - Cof, Cof, foi isso, foi sim Joaquim, ai que maçada...
Por esta ordem de ideias, de certeza que deve haver aí uma dica qualquer sobre vendavais e remoinhos capilares!

Outro muito bom: As grávidas não devem olhar para pessoas feias pois o bebé também vai ser feio. Portanto, Mães feias, acabaram-se os espelhos em casa, se houver pessoas feias na família, é fugir ao Natal, aniversários e outras reuniões familiares. Esquecam lá a herança genética, ponham-se a ver o Fashion TV e durmam o resto do tempo. Se tiver mesmo de ser, o melhor é sair à rua de olhos fechados ou olhar sempre para baixo, assim até controlam melhor os tais fios e cordas no chão... 

Se a Mãe não tiver dores de parto e nem tiver de fazer força para o bebe nascer, o bebé, durante a sua vida, vai ter as dores todas que a Mãe não teve no parto. Portanto, já se sabe, é sempre bom partir um bracinho à Mãe durante o parto, só para precaver, não vão as coisas correrem bem e depois é uma chatice para a criança...

Existe também o mito de que não se deve fazer amor durante a gravidez. Porquê? (esta é boa) Dizem que pode acertar no bebé! LOL,  ainda lhe vazam uma vista... só agora é que me dizem?? Imaginem se o pequenote agarra e puxa? Ainda dá cabo de qualquer coisa ao Pai!

E pronto, por agora chega, vou guardar os mitos sobre o sexo do bebé para uma próxima, que também dá panos para mangas!!
Se souberem de mais alguns mitos divertidos, toca a comentar, que eu quero saber todos!

3 comentários:

  1. i que eu me ri :) a mim disseram-me para nao mexer em sangue de nenhum animal, tambem me disseram que se o pai da um beijinho na barriga a criança nasce com a marca desse beijo xP é cada uma

    ResponderExcluir
  2. E verdade que se uma grávida ficar com cachorro no colo e bebe nasce com cara de cachorro? Uma velha aqui na minha rua fica me enchendo a paciência porque estou grávida e eu pego meu cachorro que é filhote no colo... Não aguento mais isso e minha vó falou a mesma coisa!

    ResponderExcluir