Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Coisas de grávida: O monstro das estrias



Pois é, à beira das 20 semanas de gravidez e depois de dois frascos de creme anti-estrias e mais uns quantos de oléo, lá deram o ar de sua graça.
Já tenho estrias. Sou oficialmente uma vítima da gravidez. Já tenho sequelas não reversíveis dos tão falados sacrifícios de ser Mãe. E o mais curioso é que, ao contrário do esperado, não houve ataque de pânico, não houve choros, nem depressão. Respirei fundo e sorri. Paciência, ela merece.
Para surpresa minha, a perda para sempre da minha pelinha suave e bronzeada não ensombrou por um segundo a felicidade que sinto. É que não fez a mínima diferença...

Passando a parte romântica, vamos à parte científica.
Durante a gravidez: entre 50 a 90% das grávidas (o número varia conforme os estudos) ficam com estrias. As mulheres mais jovens são as mais atreitas, sobretudo na primeira gravidez. Cerca de 80 a 90% das grávidas entre os 16 e os 18 anos terão estrias, enquanto que uma mulher cuja primeira gravidez decorra por volta dos 35-40 anos será menos sujeita ao seu aparecimento.
Diz-se também que costumam aparecer mais para o final da gravidez. 
A mim, com 31 anos, apareceram logo às 20 semanas...

O horrível da questão é que, ninguém me tira da cabeça que é indiferente a idade, hidratação e tempo de gravidez. Parece que quando elas querem aparecer aparecem e pronto, independentemente dos cuidados que possamos ter.
No entanto, é sempre recomendável beber imensa água e por um creme hidratante duas vezes por dia. Não só na barriga, mas também costas, nádegas, coxas e mamas. E cuidado com as "juntas", a mim apareceram-me nas ancas, onde não deve ter chegado bem o creme das pernas nem o da barriga. Eu pessoalmente, depois do banho também ponho óleo de bebé, mas pelos vistos, não resultou. Quando já se tem umas gordurinhas a mais, com a gravidez por cima... não há milagres, por muito bem tratada que a nossa pele esteja.
Atenção que, os cremes com derivados da vitamina A não podem ser usados por grávidas, daí que existam cremes anti-estrias específicos para esta fase. Informem-se e leiam a composição dos cremes antes de comprar o que quer que seja.

Tratem de vocês e, mesmo não estando grávidas, é sempre importante hidratar a pele, de Verão e Inverno. Precaver é sempre melhor que lamentar, mesmo não sabendo se será em vão. Ao menos temos a certeza que tentámos, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário