Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dica

Inscrevi-me num site chamado Clube Mamãs e Bebés, já devem ter visto a revista por aí.
Eles estão sempre a organizar workshops gratuitos para grávidas e recém mamãs, achei muito útil. Ainda não fui a nenhum, vou ao primeiro no dia 3 de Outubro, na Biblioteca S. Domingos de Rana (será sobre criopreservação, comunicação intra-uterina, saúde e higiene do bebé), mas tenho altas espectativas. É sempre muito bom podermos aprender e tirar dúvidas.
Fica a dica!

2 comentários:

  1. Olha estou a adorar este teu blog...vou ser uma comentadora assidua..lolol...embora a minha experiência seja de apenas 9 meses de gravidez e 4 meses de mamã!! Ainda está tudo muito fresquinho e naquilo que eu puder ajudar...aqui estou!

    Relativamente às celulas estaminais...é um assunto um pouco controverso...apenas posso falar por mim e respeito totalmente as outras decisões que os pais fazem...fui também a um workshop para ficar esclarecida relativamente às celulas estaminais...mas antes fiz pesquisa...e a ideia de que ao fazer a recolha das células estaminais via de empresas particulares (ou seja só tu podes usar essas células) te pode salvar o teu filho em caso de alguma doença...não é bem assim...na publicidade das várias empresas dizem que as células estaminais são totalmente compativeis com o bébe...verdade, também podera veio dele...mas as células estaminais têm impressas o código genético, e caso esse código genético esteja com defeito (nomeadamente, leucemias ou outros tipos de cancros) não poderás nunca usar essas células estaminais que pagaste (1500€) e que guardaste na expectativa de usar/salvar nestas situações... terás de ir na mesma à procura de um dador a um banco público...

    Ora perante esta situação, e questionando a senhora do workshop, percebi que realmente é isso mesmo que acontece, embora eles não mintam, vão omitindo algumas coisas interessantes...como por exemplo, que no seio familiar mais directo há apenas 25% de probabilidade de encontrar um dador...enquanto que no Banco público fora do seio familiar há 75% de probabilidade de encontrar dador.

    Eu quis entregar as "minhas" células à Lusocord (Banco público), mas não pude...tinha estado à menos de um ano num país endémico (Tailândia) e eles não permitem recolha...enfim, gostava de ter contribuido...fica para a proxima! ;)

    Em Portugal devia ser como na Espanha, só existem Bancos públicos de recolha de células estaminais, não são permitidas empresas privadas...assim podiamos todos contribuir.

    ResponderExcluir
  2. Olha Carla, não fazia ideia. Mas realmente, faz todo o sentido. Tens razão, era mais justo haver apenas bancos públicos, mas, como tudo neste país, os interesses falam mais alto. Além de que, se o nosso povo é conhecido e louvado pelo "desenrrascar", cá dentro também o conheço como egoísta e mesquinho, assim, infelizmente, pouca gente pensará como tu. Só pensam é que é público, e que, qualquer pessoa que precise pode usar as tuas células e depois, se precisas, não tens, nem pensam no geral, no facto de, se todos dermos haverá decerto para muito mais gente!
    Vou estar atenta no workshop e farei com que se discuta isto, pode ser que ponha mais uns quantos a pensar.
    Obrigada pelos teus comentários, têm sido sempre super construtivos! Adoro que estejas por cá!

    ResponderExcluir