Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ser dadora de leite materno

Há dadores de sangue, de medula e também de leite. Sabiam?




É importante que todas as mães conheçam a importância de doar leite materno: esse leite será oferecido sobretudo a prematuros internados, que por algum motivo não têm leite (ou não é suficiente) das suas mães. 
Trabalhemos todos para que se criem mais bancos de leite materno para que mais bebés com necessidade possam usufruir desta dádiva! 

Em Portugal existe um banco de leite materno na Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, que em Agosto passava sérias limitações de stock, agora com o fecho eminente da materninade, não sei como vai ser. Liguei para lá e falei com a recepcionista que me garantiu que estaria em funcionamento, mas mais informações, só com a enfermeira responsável, que já não estava no hospital.
Vi também algumas notícias sobre o Hospital da Covilhã e o Hospital Dona Estefânia estarem também empenhados em apoiar/criar bancos de leite.

De qualquer forma, podem tirar as vossas dúvidas no email bancodeleite@mac.min-saude.pt ou através dos telefones +351 21 318 4030 (das 8h às 16h)

Podem ler mais sobre o assunto:




O que é um Banco de Leite Humano?
Um Banco de Leite Humano é um centro ou departamento especializado, habitualmente em interdependência directa de uma ou mais Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, que tem por objectivo a promoção do aleitamento materno e a recolha, processamento, controlo e distribuição de leite de dadoras saudáveis. A actividade do Banco de Leite Humano não tem fins lucrativos, sendo gratuito o processo de doação do leite, assim como a sua distribuição após prescrição médica.

Em que situações é utilizado o Leite Humano Pasteurizado, as suas vantagens e desvantagens?
O leite da própria mãe, administrado a recém-nascidos muito prematuros, quando comparado com o leite artificial para prematuros, reduz em 20 vezes o risco de terem infecções intestinais (enterocolite), em 46% (quase metade) o risco de infecção generalizada (sépsis) e em cerca de 6 vezes o risco de morte. O Leite Humano Pasteurizado é primordialmente utilizado na nutrição de recém-nascidos muito prematuros ou com doenças do aparelho digestivo, quando não há leite da própria mãe ou este é em quantidade insuficiente.
Quando comparado com o leite artificial para prematuros, o leite humano pasteurizado reduz em cerca de 30% (1/3) o risco de enterocolite e em 5 vezes o risco de intolerância alimentar. Se administrado em complemento do leite materno da própria mãe (nas situações de quantidade insuficiente), prevalece o efeito protector deste. O leite materno e, mais ainda, o leite de dadora pasteurizado, a partir de certa altura tem que ser fortificado para permitir a adequada nutrição e crescimento dos prematuros. O leite artificial para prematuros tem uma composição que promove, em geral, um crescimento adequado destas crianças.

Que critérios são determinantes para a selecção das mães doadoras de leite?
Mães a amamentar de modo exclusivo o próprio filho, nascido há menos de 6 meses, com aumento de peso do bebé normal e noção de excedente de leite; Saudável, não fumadora, não consumidora habitual de medicamentos nem produtos de ervanária, sem hábitos ou comportamentos de risco; Com boas condições higiénicas no domicílio, acesso fácil a congelador (combinado ou arca) e aceitar as regras e procedimentos do Banco de Leite da MAC (onde se inclui a realização periódica de análises de sangue). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário